Friday, August 10, 2012

Nova edição de A Sociedade do Espectáculo




Saúda-se a Antígona, que acaba de lançar uma edição de A Sociedade do Espetáculo de Guy Debord. A edição da Afrodite estava esgotada há muito tempo. A tradução, de grande qualidade, é a mesma da Afrodite, lançada em 1972, da responsabilidade de Francisco Alves e Afonso Monteiro. Na altura teve o devido reconhecimento, até com elogios do próprio Guy Debord.
Esta não é a primeira vez que a Antígona faz uma edição a partir de uma publicação da Afrodite. Em 1999 a Antígona publicou a Antologia de Poesia Portuguesa Erótica de Satírica, de Natália Correia, que Fernando Ribeiro de Mello lançou em 1966.
Publicada em 1967, A Sociedade do Espectáculo é a obra filosófica e política mais famosa de Guy Debord e uma análise impiedosa da invasão de todos os aspectos do quotidiano pelo capitalismo moderno. O espectáculo, segundo o autor, «uma droga para escravos» que empobrece a verdadeira qualidade da vida, é apontado como uma imagem invertida da sociedade desejável, na qual as relações entre as mercadorias suplantaram os laços que unem as pessoas, conferindo-se a primazia à identificação passiva, em detrimento da genuína actividade. O autor afirma que «quanto mais [o espectador] aceita reconhecer-se nas imagens dominantes da necessidade, menos compreende a sua própria existência e o seu próprio desejo».