Saturday, June 06, 2009

Esclarecer o Eleitor: Inquérito aos Partidos Políticos

(edição de Março de 1975)


Esclarecer o Eleitor: Inquérito aos Partidos Políticos
2.ª Edição

Autores: António Borges Coelho, António Proença Varão, Avelino Rodrigues, Carlos Caldeira, Daniel Sampaio, Francisco Pereiria de Moura

Colaboradores: Jorge Sampaio, Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Sottomayor Cardia, Vilaverde Cabral e Fernando Ribeiro de Mello

Coordenação: Fernando Ribeiro de Mello
Revisão de Provas: Manuel Joaquim Méco
Colecção: Doutrina / Intervenção
Edição, arranjo gráfico e direitos: Fernando Ribeiro de Mello / Edições Afrodite

Na contracapa


Colocando os principais partidos e movimentos políticos perante a obrigação de dar resposta e esclarecimento frontal a mais de noventa interrogações sobre os decisivos problemas portugueses da política e administração, do sistema e desenvolvimento económicos, da instrução, cultura e informação, da política e religião, da saúde, da psiquiatria, psicopatologia e desajustamento social, a presente obra ultrapassa o parasitismo das que se limitam a conformam aos princípios e generalidades programáticas já divulgadas e propagandeadas e, por isso, constitui um auxilio dinâmico e verdadeiro alerta para as massas populacionais consciencializarem as opções partidárias, exigindo o esclarecimento específico, concreto, honesto e não demagógico a que têm direito.

Mais importante que as respostas já apresentadas e os muitos silêncios registados – umas e outros de qualquer modo sempre inevitavelmente significativos (muito?) – são as perguntas que foram elaboradas por especialistas competentes e representativos nas várias matérias questionadas e aos quais os principais agrupamentos políticos não negam e até reconhecem, aplaudem e promovem idoneidade. Quase todos, de resto, e por isso mesmo, são individualidades que – embora a título pessoal – de uma ou de outra forma, com a sua voluntária autoria ou colaboração, comprometem ideológica e politicamente alguns dos agrupamentos mais interventores e ditos preocupados com o esclarecimento do eleitorado e do povo em geral.

Assim e além do mais, o presente volume comprova que mais importante do que a resposta é a pergunta. E também: que responder sem sempre é fácil e implica muitos riscos!

Quando todas as pessoas deixarem de ter medo, forem capazes e souberem PERGUNTAR passaremos a estar de facto defendidos contra os maiores perigos. E isto será assim, mesmo que não obtenham a resposta ou tenham que a contestar.