Wednesday, December 17, 2008

A nova Antologia do Humor Português




A Antologia do Humor Português das edições Afrodite já tem descendência assegurada, com a recente publicação de uma nova Antologia do Humor Português, um retrato do humor nacional escrito dos últimos 40 anos, organizado por Nuno Artur Silva e Inês Fonseca Santos.

Em 1969, Ernesto Sampaio e Virgílio Martinho publicaram nas edições Afrodite, de Fernando Ribeiro de Mello, uma Antologia do Humor Português, reunindo em mais de 1000 páginas nomes que iam de Gil Vicente a Mário Cesariny, passando por Cavaleiro de Oliveira, Bocage, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Fialho de Almeida, Gomes Leal, Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Manuel de Lima, Alexandre O’Neill ou António Maria Lisboa.

A nova obra reúne textos humorísticos escritos por diferentes autores portugueses nas últimas quatro décadas. Inclui textos de nomes tão diversos como José Gomes Ferreira, Ricardo Araújo Pereira, Jorge de Sena, Mário Cesariny, Natália Correia, Alexandre O’Neil, Luiz Pacheco, Dinis Machado, Manuel António Pina, João César Monteiro, António Victorino d'Almeida, Luísa Costa Gomes, Miguel Esteves Cardoso, Nuno Markl, entre tantos outros.

Esta antologia do humor escrito, mais precisamente do humor que saiu editado em livros nos últimos 40 anos, oferece uma visão panorâmica relativamente à prática do humor na literatura portuguesa, contemplando todas as formas de escrita humorística, da ironia à sátira, do sarcasmo à paródia, do abjeccionismo à obscenidade.

A apresentação do livro, a cargo de Pedro Mexia e Nuno Markl (ambos antologiados) aconteceu no dia 11 de Dezembro, na Casa Fernando Pessoa.

Na coluna de links desta página, aconselhamos a consulta a uma série de curiosas fotografias sobre a promoção levada a efeito, em 1969, por Fernando Ribeiro de Mello para o lançamento da velha Antologia do Humor Português.