Wednesday, July 25, 2007

Brilhantíssimo Fernando Ribeiro de Mello


Da Biografia Literária de Alexandre O´Neill, escrita por Maria Antónia Oliveira e recentemente publicada pela Dom Quixote, retirámos este parágrafo:

Bebia fora das refeições, por exemplo, quando tinha de enfrentar as câmaras de televisão. Entre Abril e Agosto de 1980, O´Neill fez uma última incursão continuada no meio televisivo. Raul Solnado convidou-o para integrar o júri no Concurso A Prata da Casa da RTP. Acompanhando-o na avaliação das provas dos concorrentes estavam ainda Beatriz Costa, Maria Elisa Domingues, Tomás Branquinho da Fonseca e Fernando Ribeiro de Mello. «Eu convidei-o para fazer parte do júri d´A Prata da Casa – também não esteve bem, como já tinha acontecido no Zip-Zip. Não se sentia à vontade em televisão. Ainda por cima um dos jurados, o editor Fernando Ribeiro de Mello… foi brilhantíssimo e esmagou toda a coisa, provocou uma sombra. Estávamos à espera que o O´Neill tivesse uns repentes. Ele também estava muito em baixo. Esteve em minha casa, teve uma conversa comigo e disse-me que não se sentia muito bem. E eu perguntei-lhe “Mas ó Alexandre, queres mesmo fazer o programa?...” ”Não, não. Agrada-me muito.” Mas senti-o em baixo. N´A Prata da Casa bebia antes do programa, com medo.» (RS)