Thursday, April 19, 2007

"Um mau ajuste de contas..."


Em 17 de Agosto de 2002, na revista do semanário Expresso, Rogério Rodrigues publicou um artigo intitulado Dez livros para compreender o PCP. A introdução era a seguinte:

No PCP já houve de tudo: fracções, expulsões e até execuções. Mas nem tudo está escrito sobre o Partido Comunista mais ortodoxo da Europa. Aqui ficam 10 livros, cinco escritos por Álvaro Cunhal e outros tantos por dissidentes comunistas, que podem ajudar a compreender a vida e a história - tão rica quanto dramática - do mais velho partido português.

Um desses dez livros era os 26 Anos na União Soviética, de Francisco Ferreira, sobre o qual o autor do texto escreveu:

A história de Francisco Ferreira, mais conhecido por «Chico da CUF», é um tempo de múltiplos exílios e um chocante ostracismo.
Cunhal e Chico da CUF ter-se-iam conhecido, segundo este, já em 1934. Já «26 anos na União Soviética» se revela um livro amargo.

Chico da CUF conta a sua participação revolucionária nos anos 30, a sua ida para a União Soviética, em 1939 (após três anos na Guerra Civil de Espanha), onde viveu até 1965, trabalhando primeiro numa fábrica de tractores e depois na Rádio Moscovo. Em 1965 foi para Cuba onde trabalhou na Rádio Havana, regressando a Portugal, em Janeiro de 1970, no âmbito de uma amnistia parcial.

Este livro não passa de um mau ajuste de contas com Cunhal, com quem se encontrou em Moscovo em 1948, pedindo-lhe para regressar ao trabalho clandestino no interior do país, o que lhe é recusado. Em Novembro de 1963 é alvo de graves acusações numa carta do Secretariado do CC do PCP. O livro tem algum interesse histórico, sobretudo em relação aos anos 30, aparecendo Cunhal na sua estadia em Moscovo como alguém cheio de privilégios e distante dos outros exilados.